quarta-feira, 6 de julho de 2011

Visita ao Meliponario.

(Da esquerda para direita: Jose Luiz, Paulo Romero e Eu.)

Esta semana tive o imenso prazer de receber em meu meliponario e em minha residência, duas pessoas que aprendi a respeitar e admirar mesmo através de emails, telefone etc.

São eles: Jose Luiz e Paulo Romero.  Dois meliponiloucos dos bons, dois seres humanos no real sentido da frase “Ser humano”.

Foram apenas dois dias de estadia em meu Sertão Paraibano, pra ser mais preciso, no meu sertão Sabugiese. Mas, como foi bom!

O meu amigo e irmão de meliponicultura, Jose Luiz, mora lá no Mato Grosso, em Cuiabá. Trabalha com orquídeas.  De uns tempos para cá teve contato com a meliponicultura, e como quem começa não para mais, ele acabou aparecendo por essas bandas com o intuito de apreender, um pouco mais, sobre técnicas de manejo e conhecer a caatinga.

O meu amigo Paulo Romero e também irmão de atividade, assim como eu, é um embelezado por essa natureza nossa. Parece ser um desses sujeitos aperreados com tristeza e com gente quieta (Zé Luiz, que o diga). Não consegue ficar um minuto sem fazer uma graça ou contar uma lorota, um causo.

Foram dois dias de multiplicações de enxame, de capturas, de subir serra atrás de abelhas etc.
A correria foi tão grande, para podermos cumprir a programação, que no segundo dia almoçamos dentro do carro em movimento, (não foi muito bom pra Paulo Romero, que ficou enjoado, rs.). Mesmo assim, não deu pra fazer nem a metade das coisas que havíamos planejado. Fica pra próxima!

Na bagagem, levaram um monte de coisas. Mas, acima de tudo, eu sei que levaram a certeza de terem encontrado mais um amigo. E eu, fico aqui com a certeza de também ter encontrado mais dois.

As minhas lembras e respeito aos meus grandes amigos Jose Luiz (Orquidário Cuiabá) e ao Paulo Romero (Meliponario Braz).

(...)Enquanto eu não morro, tomara que eu encontre muitos outros doidos contaminados por essa doce loucura, pois quando um desses doidos encontra outro (pode nunca ter se visto), não encontra apenas um louco, encontra mais um amigo.(...)

Isaac S. de Medeiros. 

4 comentários:

  1. Meu amigo Isaac,

    já estou com saudades desse pé de serra,e dos amigos que fiz por aí.

    Não tenho dúvidas que essa amizade será,a cada dia,aumentada e nunca se acabará,pois pessoas como você,sua família e Zé Luiz,são"coisa rara",nesses dias atuais e quando temos o prazer de conhecer,não podemos deixar que essa amizade se acabe jamais...

    Grande abraço.
    Do amigo.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Estimado Isaac!
    Foi tão estimulante o aprendizado que permitiu-me no seu meliponário, que só recentemente, após minha volta para Cuiabá, que lembrei-me que tinhamos programado uma visita a campos com inscrições rupestres da região... e diante de tanta coisa bonita e interessante que vimos e praticamos ai envolvendo o manejo de jandairas, que passou batido, rs! Não deu tempo!
    Muito obrigado a você, sua família pelo carinho da acolhida, e também ao Paulo Romero, que esteve conosco, com quem também tive ótimas trocas de ideias sobre meliponicultura e aprendi muito!
    José Luiz - de Cuiabá - MT.

    ResponderExcluir
  3. Realmente parece ser um lugar muito bonito. Quando eu puder vou passar uma temporada por ae também..estoca o feijão e chiqueire as galinhas ..rs

    Abração seu cabeçudo. Saudades. Fica com Deus

    ResponderExcluir
  4. Isaac,

    Moro em São Paulo, e estou começando a entrar neste mundo fascinante... E durante minhas pesquisas, fiquei muito feliz e surpreso em saber que este blog é feito é feito por uma pessoa de Varzea-PB... pois veja bem, é muita coincidencia, nasci e me criei em São Paulo, e agora durante as pesquisas que estou realizando, descubro que você faz as postagens do local de onde meus pais vieram, ou seja de Varzea-PB... Morei durante 9 meses(de julho de 2010 a março de 2011), com minha tia Palmira, em Campina Grande, e confesso que é pra aí que desejo voltar...

    Diante disto, gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa....

    Mas gostaria de tirar uma dúvida contigo, se possivel... Hoje consegui capturar uma rainha e algumas Jataí, queria saber se eu leva-las pra minha residencia, onde ja tenho uma caixa do INPA, se eu colocar esta rainha, juntamente com algumas operarias mais um pouco de material retirado da colmeia de onde capturei a rainha, tem alguma chance de obter exito na formação da colmeia? Pelo que vi, elas estavam iniciando a colmeia no local de onde extrai, e ainda não tinha disco de cria nem nada, só um pouco de cera, propolis, etc...

    Grande Abraço, pretendo voltar este ano ai em Varzea para visitar alguns parentes (tios) que moram aí.... e tbm visitar a rainha da Borborema, muitas saudades....

    Emerson A. Rocha
    emersonarocha@hotmail.com

    ResponderExcluir